Cadastre-se para receber nossa newsletter

15/09/2021

Como você imagina a Logística do Futuro?

por Equipe Carriers

O setor de transporte e logística passará por grandes mudanças, e rapidamente. Todos os envolvidos devem estar atentos aos movimentos.

Você já parou para pensar em como será o futuro? Num primeiro momento, certamente as primeiras coisas que vem à mente são as inovações tecnológicas, como as que vemos nas produções hollywoodianas. Carros voadores, imagens holográficas, robôs substituindo humanos em mais e mais funções. Talvez será assim mesmo ou, então, apenas mera ficção. De qualquer forma, o que a realidade nos mostra é que, de fato, a tecnologia nos trará muitas inovações e comodidades.

No mundo da logística e do transporte não será diferente, novos recursos despontam constantemente, além de ser um mercado que por essência exige mudanças constantes. Novas expectativas de clientes e novas tecnologias têm sido imperativas para estarmos ativos em um mercado tão concorrido.

Entrega rápida
Além de preço e pontualidade, o prazo é muito importante, ainda mais para empresas que trabalham com e-commerce. Um entrave para alguns consumidores entrarem para o mundo virtual é o tempo que vão levar para receber o produto.

Os e-commerces têm se desdobrado para acompanhar essa tendência e não perder para concorrentes que já a praticam. Assim, essa agilidade tem sido cobrada também das transportadoras. As que melhor se adaptarem ao novo cenário, certamente descortinarão inúmeras possibilidades de crescimento. E nós da Carriers vamos juntos nesse sentido!

Tecnologia – automação e análise de dados
Captura e análise de dados estão presentes em diversos setores da economia. Performances melhores significam menos custos com tentativas e resultados mais rápidos. Atualmente os setores de inteligência e tecnologia da informação têm se destacado nas empresas.

Nas logísticas, softwares que auxiliam na tomada de decisão e que analisam tendências e performance são realidade, além daqueles que buscam melhores soluções na cadeia de armazenagem e distribuição. Nós na Carriers também realizamos a baixa em tempo real de entregas e conseguimos verificar a geolocalização em tempo real de nossas cargas.

Também há a automatização de funções com equipamentos que geram mais acuracidade à operação, como o caso do sorter que pesa, mede e faz a triagem de milhares de pedidos por hora. A tecnologia surge como aliada na simplificação de processos e redução de custos contribuindo com a velocidade e a precisão das tarefas.

Sustentabilidade
O uso consciente de recursos é um desafio à maioria das empresas. Há variadas formas de reutilização e de evitar o desperdício. O grande desafio é como reduzir o consumo de recursos sem perder a eficiência e sem impactar o orçamento de transporte. Pode parecer clichê, mas pequenas atitudes já causam grande efeito. Começando com economia de recursos hídricos, luz e plástico é um grande avanço.

Como exemplo, nós na Carriers sempre buscamos soluções que minimizem impactos ambientais. Temos janelas por todo o escritório, assim evitamos o uso de luz elétrica. O mesmo ocorre no nosso galpão, que tem uma boa fonte de luz natural. Evitamos impressões, optando pelo e-mail. Também abolimos o uso de copos descartáveis, cada um tem sua caneca e garrafinha reutilizável. Também apoiamos a reciclagem, todo papel utilizado na etiquetagem e no escritório é separado. Papelão e plástico filme de embalagens, assim como paletes, são recolhidos pelo próprio fornecedor a fim de reaproveitar.

Muito também se discute sobre a substituição por frotas limpas, menos poluentes e alternativas como entrega por bike.

Como que você acha que será logística do futuro? Como esse processo está sempre em movimento, vamos acompanhar para descobrir o que mais vem por aí!