Cadastre-se para receber nossa newsletter

15/09/2021

O que é a cubagem na cobrança de fretes?

por Equipe Carriers

Dúvida de muitos lojistas, especialmente os que estão ingressando no e-commerce, é entender como funciona a cubagem.

Você embala o produto que comercializa com todo cuidado, coloca numa caixa de tamanho apropriado, calça para ficar bem preso e protegido no pacote, faz a pesagem, despacha para a transportadora escolhida esperando o valor correspondente ao peso e, então, surpreende-se quando recebe um valor maior cobrado pelo frete e o termo “peso cubado”. O que pode ser?

Vamos explicar como funciona a cubagem e por que ela é tão importante de ser considerada para transporte!

Como o nome sugere, tem relação com o volume da caixa, cubo, ou seja, sua capacidade volumétrica. O cálculo da cubagem leva em conta o comprimento, largura e altura, estimando o espaço que será ocupado por este pacote no transporte em relação ao seu peso, por isso é tão importante para a logística.

Quanto trabalhamos com transporte todos os detalhes devem ser pensados e um deles é dimensionar a carga dentro dos veículos no quesito peso e, também, volume para assim otimizar aquele transporte.

É quase como um jogo de peças de encaixe, ajustando os pacotes de modo a manter o equilíbrio e dimensionando o espaço disponível, assim, é possível também ser mais justo no cálculo do custo do frete. Bem planejado, custos são reduzidos inclusive para o consumidor final.

Fator de cubagem e como calcular

Aqui na Carriers utilizamos o fator de cubagem 167 kg/m3, que representa a relação ideal entre o peso e o volume do pacote.

O cálculo para chegar ao peso cubado é bastante simples, basta multiplicar altura por largura por comprimento e dividir por 6.000.

Exemplo:
Uma caixa de sapatos tem as medidas: 30 x 15 x 12, multiplicando-as resulta em 5.400. Dividindo por 6.000 temos o peso cubado de 0,9 kg.

Para cálculo do frete sempre prevalecerá o maior peso: peso real do pacote ou peso cubado.

No exemplo do sapato, se o pacote pesar 0,8 kg, então será taxado o peso cubado que é 0,9 kg. Porém, se o produto pesar 1 kg, será este peso real levado em conta para o valor do frete.

Por isso, também, é muito importante ao lojista escolher uma caixa de tamanho apropriado ao produto, se ele optar por uma caixa grande demais para o item pode haver dois problemas: receber uma cobrança de cubagem desnecessária que poderia não ocorrer se o produto estivesse em uma caixa menor; e, também, o risco maior de avarias pois quando sobra espaço vazio na caixa ela perde a sustentação levando a amassar e ao risco de quebra.

Agora que você já entende melhor o que é a cubagem e sua importância na logística, leve em conta sempre o tipo de produto que está levando e a necessidade de uma embalagem resistente e adequada para melhor acondicioná-lo!